04 fevereiro 2009

Se "Plagiar, é implicitamente, admirar." vou admirar mais um pouco Júlio Dantas:
-
"Entre um homem moço e uma mulher bonita, a amizade pura, a amizade intelectual é impossível. O homem e a mulher são, fundamentalmente, irredutivelmente, inimigos. Só se aproximam para se amar - ou para se devorar."
-
"Quem encontrar na vida o verdadeiro amor, deve escondê-lo, longe do mundo, como um tesouro."
-
"A vida é uma vertigem."
-
"Procura ser tão gentil com a tua mulher como no tempo que a conquistaste."

(Essa é uma das que mais concordo. Não deve conquistar sua mulher uma vez, mas todos os dias acordar "Como devo conquistar essa mulher hoje?" dizia meu pai. Ele não fazia issp
o na prática, pra falar a verdade, mas nem por isso, é menos verdade. Eu, pelo menos, tento fazer, com bons resultados, espero, hehehe)
-

"São tão imensamente grandes, tão paradoxalmente violentos certos amores, que atingem a expressão terrível do ódio."

(Essa é outra que gosto e concordo. As vezes ficamos fulos com alguém, simplesmente porque a pessoa não nos amam como nós a amamos, ou já amamos um dia. É o "vem me fazer feliz porque EU te amo" (Djavan?). Somos seres egoístas, mesquinhos e F.D.P. As vezes achamos que por amar alguém temos direitos sobre ela/ele, e ficamos fulos quando o amor não é correspondido ou, simplesmente, quando o objeto de amor não corresponde as nossas expectativas, por mais irreais que sejam. é patético, eu sei, mas somos assim).
-
"O amor, como a vida inteira, está cheio de lugares-comuns."
-

Júlio Dantas foi um escritor português, um tanto cabeça dura com relação a manifestações artísticas mais "novas", mas infelizmente nunca li nada dele a não ser algumas de suas frases.
Sei que existiu um "manifesto anti-dantas", devido a sua posição contra modernistas, mas pouco mais do que isso. E sim, eu também posso "googlar", mas convenhamos, admitir ignorância sobre alguém é mais honesto.
Pretendo lê-lo, e aceito, de bom grado, indicações de por onde começar.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário