23 janeiro 2009

Billie Holiday

Nascida Eleanor Fagan Gough em 1915 e morrida lá quase na década de 60, com não mais do que uns 45 anos, a moça tem uma daquelas histórias de vida que fazem a sua parecer um passeio.

Seus pais tinham 15 e 13 anos, respectivamente, quando ela nasceu. Crianças gerando crianças.

Violentada ao 10, virou "moça da vida" aos 14. Começou a cantar por absoluto desespero. Adotou então o nome ao qual seria conhecida. Sofreu preconceito, segregação e, como era de praxe aos talentosos de então, se acabou em drogas, alcool e depressão.



Dona de uma interpretação que é quase doída, de tão boa, é pouco conhecida aqui no Brasil, claro.



Meu primeiro contato com ela foi lendo "Watchmen", de Alan Moore, na qual um dos personagens toca "You Are My Trhill" interpretado por ela. Anos depois ainda caçava a m´pusica quando, por acaso, a ouvi a primeira e única vez na vida (ouvi outras coisas com ela, mas "You Are My Trhill" só uma. Foi uma maneira, confesso, bem estranha de se conhecer um talento assim, mas paciência.



Problema: Meu amigo fazia faculdade em Campinas e ele não me emprestou a fita 9sim crianças, ainda era tempo da fita cassete, ou "K7", mais precisamente).



Anos depois pedi de novo emprestado e o cidadão não tinha a menor idéia do que eu falava.

Nunca achei o cd, mas se acharem, ouçam. E me emprestem, hehehe.



Ps: Se essa mulher e essa letra não são o que há de poesia, desisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário